“Coltan” é a combinação de duas palavras que correspondem aos respectivos minerais: a columbita e a tantalita, dos quais se extraem metais mais cobiçados do que o ouro. Se tomarmos em conta que estes metais são considerados altamente estratégicos e agregarmos que 80% das suas reservas encontram-se na República Democrática do Congo, começaremos a vislumbrar porque há uma guerra neste país desde o dia 2 de agosto de 1998, porque dois países africanos como Ruanda e Uganda ocupam militarmente parte do território con-go-lês, e porque já morreram mais de dois milhões de pessoas. O coltan é essencial para as novas tecnologias, estações espaciais, naves tripuladas que se lançam no espaço e às armas mais sofisticadas. (Autor:

Comité de solidariedad com África Negra)

Cuidado:  o seu consumismo pode está colaborando com uma desgraça de milhões de seres humanos. Dentre eles muitas crianças, mulheres, deficientes físicos, etc.

Até onde há o meu envolvimento com isso?

Quando compro um celular, Play-Station, um computador portátil, etc. A maioria das novas tecnologias.

A exploração desse mineral, mais caro que o ouro, é o que motiva a guerra no Congo. Os interesses estrangeiros financiam o genocídio.

1 dólar é quanto ganha um garimpeiro do Congo com a venda de 10 gramas de Coltan, o equivalente para a produção de 5 chips de telefone celular.

Qual a sua opinião?