Há pouco tempo fui em uma clínica à procura de atendimento médico de urgência. Ao ser atendido no PA (pronto atendimento), graças a Deus nada grave foi diagnosticado. Mas por precauções, o excelente médico quis investigar melhor a dor pela qual eu passava.

Para o dia seguinte ele marcou alguns exames de diagnóstico por imagem e monocultura (exames de laboratório químico). Estavam marcos para às 11 horas, pedia-se 15 minutos de antecedência para chegar na clínica. Confesso que raramente isso ocorre comigo. Não sou uma pessoa que cumpre os prazos rigorosamente.

Em fim, para o primeiro exame fui atendido às 11:35 horas, para o segundo exatamente às 12:45 horas. Foram quase duas horas de atraso. Sem contar, que eu havia marcado o retorno para o médico que solicitou os exames, às 12:30 horas. Também atrasado.

Quando fui perguntar a que horas eu seria atendido para mostrar o exame, a atendente disse que eu teria marcar. – Como assim? Marcar o quê? – foram meus questionamentos para com a moça.

Pedi para falar com um gestor do local. Uma senhora constatou a minha marcação antecipada e disse que infelizmente não podia fazer nada. Que todos os atrasos foram motivados por um erro do sistema. Ah, detalhe ! Antes eu havia perguntado ao qual pessoa e nome, atribuiria todo o mal atendimento. Ela disse: – “É o sistema”.

Então, esse SISTEMA, UM CONJUNTO DE INTERESSE NEO-LIBERAL, CAPITALISTA, IMPERIALISTA, gasta enormes quantias em propagandas nos incentivando a cumprir com nossos deveres. “SE VAI FALTAR A UMA CONSULTA, AVISE COM PELO MENOS UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA”.

E acredite, é você quem paga esse aviso. Os planos de saúde cada vez mais estão caríssimos.

Assista o documentário SICKO – SOS SAÚDE, de Michael Moore. Para mostrar como os planos de saúde  funcionam na terra do Obama, Moore ouviu histórias dos americanos cujas vidas foram despedaçadas, ou arruinadas pelo sistema de saúde dos EUA.

E por aqui, o caminho aponta para aquele resultado. Verdadeiras batalhas na justiça contra as regras obscuras e o monstro da burocracia.

Há outra coisa pra acreditar. Na comparação do DOC de Moore (Sicko – SOS Saúde), CUBA, de Fidel e Raúl, comunista, como é conhecida no mundo inteiro – teve como outros o melhor SISTEMA DE SAÚDE público do Mundo.

Aqui, quem avisa amigo é.