Lula merece o “Doutor Honoris Causa. E é verdade, concorda!?
Nem todos, pois há setores da imprensa brasileira que rechaçam o que não lhes convém. E além disso se expõem ao ridículo,  a ponto de irem até a França para questionar a entrega do prêmio. Imagina quem se rebaixaria a tanto? Basta uma dica: Uma repórter do Globo questionou do que por quê escolherem Lula e não FHC. Uma coisa é mérito acadêmico, outra, honraria.
Pois é, o afamado príncipe da sociologia não teve esse mérito. Imagino que ele deve estar com uma pinta de inveja.
Lula, por sua vez, nem precisa gastar discurso, pois os números por si só justificam a  grandeza desse reconhecimento. Bem que a repórter global deveria ter recorrido a tais estatísticas para não cometer esse tipo de “desconhecimento”. Coisas da política!
Agora vão ter que aguentar o LULA, sem diploma, ex-sindicalista, etc, ser agraciado na mais respeitada instituição francesa, o Institut d’Études Politiques de Paris (e conhecida em todo o mundo), como o “rei-sol brasileiro” (roi-soleil brésilien), certamente em alusão ao famoso monarca Louis XIV da França dos tempos clássicos.
  • Veja aqui as dezenas de honrarias conquistadas por Lula.
Convenhamos: ser rei é melhor do que ser príncipe. [risos]
Ouçam: Esse título de Doutor vai dar o que falar. Vozes já ecoam por aí. Enquanto muitos aplaudem, outros “rugem” de inveja. Mas a honra é dele. Isso ninguém tira, porque, como diz o adágio, “quem vira rei nunca perde a majestade”.
C’est bon souligner: “Le nom de Lula restera longtemps dans les mémoires”.