Juventude

juventude-e-o-foco

Toda geração tem marcas próprias na juventude  Embora o conceito de juventude seja bem recente  inclusive com definição de faixa etária pela ONU, de 15 a 24 anos de idade, todos convivem e enfrentam dilema nessa fase  de transição para a vida adulta. Muitos dos dilemas vividos por mais de 51 milhões de jovens brasileiros são gerados não apenas pelos sentimentos e desafios típicos da idade, mas pelas brutais desigualdades econômicas e sociais que ainda assolam o país.

O genocídio dos jovens negros e pobres, moradores das periferias urbanas, é um fato real e concreto, que está aí a exigir políticas públicas específicas juntamente com amplo processo de reeducação da sociedade. Até quando essa juventude será alvo de preconceito, criminalização e repressão – por parte de agentes do Estado?

(…)

Uma marca negativa do mundo atual está diretamente relacionada com os valores da ideologia neoliberal impregnada na juventude  como demonstra uma d em que 40,3% dos jovens entrevistados – conta apenas 4,8% – acreditam que o “esforço pessoal” é mais importante do que a “participação em organizações sociais” para a melhoria da vida.

Fonte: Especial Caros Amigos, ano XVI n•61

Estimado leitor;

vou fazer o fichamento desse riquíssimo material e resenhar para você o que há de melhor nesta reflexão – acompanhe em breve.

  • You may use these HTML tags: <a> <abbr> <acronym> <b> <blockquote> <cite> <code> <del> <em> <i> <q> <s> <strike> <strong>

  • Comment Feed for this Post
Go to Top